SEO para Blogger -Como Otimizar seu Blog para o Google

11 comentĂĄrios

SEO para Blogs feitos na plataforma Blogger / Blogspot - Como Otimizar seu blog para plataformas de buscas como o Google

TÉCNICA DE SEO PARA BLOGGER


Muito se encontra na Internet sobre SEO para blogs feitos em plataforma Wordpress, porém quando se trata da plataforma Blogger, a história muda. Pouco se fala sobre como aplicar técnicas de SEO em blogs feitos nessa plataforma.
Pensando nisso, hoje vocĂȘ vai encontrar aqui um guia bem completo com TODAS as estratĂ©gias de SEO que vocĂȘ pode aplicar facilmente hoje mesmo em seu blog, mesmo nĂŁo sendo um especialista e melhorar o rankeamento do seu blog nas plataformas de buscas

Primeiramente vamos falar sobre o que Ă© SEO e porque Ă© tĂŁo importante.


SEO (SEARCH ENGINE OPTMIZATION) são técnicas que podem ser aplicadas tanto no html quanto na estrutura do Blog, ranqueando assim o site para plataformas de buscas.
De uma forma mais clara, são estratégias que ajudam a colocar seu blog nas primeiras påginas de sites como Google, Yahoo, e etc.

E porque isso Ă© importante?

Isso Ă© TRÁFEGO ORGÂNICO meu bem! É aquele trĂĄfego que vocĂȘ nĂŁo precisa se matar de divulgar para conseguir, Ă© aquele trĂĄfego que vai fazer uma venda pra vocĂȘ quando vocĂȘ estiver na rua tomando açai e sujando a beirada da boca de roxo. É ele que farĂĄ venda pra vocĂȘ mesmo quando vocĂȘ nem se lembrar que escreveu aquele post. (essa sensação Ă© maravilhosa, vocĂȘ precisa experimentar!)
Nesse guia nĂłs vamos abordar estratĂ©gias que podem ser aplicadas na estrutura do post. 

EntĂŁo pegue o caderninho e anota.

Pois a partir de hoje vocĂȘ usarĂĄ essas tĂ©cnicas em suas postagens para que elas possam subir no hall da fama dos blogs.

Vamos colocar a mĂŁo na massa?

Descrição do Blog - Metatags


Esse é um passo simples, que muita gente esquece. Definir a descrição do blog é tão importante quanto o uso de palavras-chave.

Acesse o menu ConfiguraçÔes > PreferĂȘncias de Pesquisa > Metatags


seo para blogspot metatags

Edite a descrição com um texto de até 140 caracteres que defina o assunto do seu blog.


TĂ­tulos das Postagens


O tĂ­tulo da postagem deve conter a palavra chave do seu artigo, nĂŁo crie um tĂ­tulo muito grande. TĂ­tulos grandes demais podem ser cortados quando seu site for exibido na busca e por falta de informação o leitor pode pular para outro blog facilmente. 

EntĂŁo otimize seu tĂ­tulo de forma que em poucas palavras ele possa alĂ©m de definir seu conteĂșdo, ser melhor rankeado nas pĂĄginas de busca como o Google e persuadir o pĂșblico a clicar e consumir seu texto.

ConteĂșdo


HĂĄ pouco tempo atrĂĄs, especialistas em SEO afirmavam que para que sua postagem fosse melhor encontrada pelos sites de buscas, ela precisava ter no mĂ­nimo 300 palavras.

O tempo passou um pouquinho e esse nĂșmero aumentou para 1000 palavras.
Hoje em dia muito se diz que a Ășnica coisa que importa para os buscadores Ă© o post entregar para o buscador aquilo que ele procura, mantendo assim o leitor no blog por mais tempo.

EntĂŁo, quando for escrever seu post, o faça pensando nos dois: no seu pĂșblico e nos sites de buscas.

Crie um conteĂșdo completo, que entregue ao leitor aquilo que ele foi buscar de forma que o texto contenha acima de mil palavras.

E por falar em palavras...


Palavras-Chave


O uso de palavras-chaves é uma das principais técnicas de SEO para qualquer blogueiro. Então, antes de começar a escrever seu artigo, defina sua palavra-chave.

No artigo de hoje vamos falar sobre dois tipos de palavras-chaves, porém existem outros não menos importantes.

Palavras-Chaves de Cauda Curta: sĂŁo as palavras que definem seu conteĂșdo de forma mais genĂ©rica, como por exemplo: dinheiro na internet, dinheiro on line, dinheiro com blog,

Palavras-Chave de Cauda Longa: sĂŁo as palavras que vĂŁo "peneirar" aquele conteĂșdo, por exemplo: como ganhar dinheiro na internet com blog.

Independente do seu nicho, os dois tipos de palavras-chaves sĂŁo importantes.



Como usar palavras-chaves


As palavras-chaves devem obrigatoriamente estar presentes nos seguintes lugares:


  • TĂ­tulo
  • Introdução
  • Descrição da Pesquisa
  • Nome do arquivo das imagens (nĂŁo esqueça de renomeĂĄ-las antes de carregĂĄ-las para o blog)
  • TĂ­tulo e Texto Alternativo da Imagem (Metadados da Imagem, continue lendo que explicarei mais a frente)
  • URL


Obviamente Ă© imprescindĂ­vel que a palavra-chave seja repetida durante seu artigo de forma natural. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

COMO MONETIZAR SEU BLOG SEM ADSENSE


> ACADEMIA PARA INFLUENCIADORAS

COMO GANHAR DINHEIRO NO NATAL COM BLOG

URL das Postagens



Otimizar o endereço das postagem, além de ser uma estratégia de SEO, deixa seu endereço mais profissional na hora da divulgação.


SEO PARA BLOGGER URL PERSONALIZADA



Meta Dados das Imagens



AlĂ©m de editar o nome do arquivo das imagens antes de carregĂĄ-las para o blog, Ă© importante editar o TEXTO DO TÍTULO e o TÍTULO ALTERNATIVO depois de subĂ­-las para a plataforma blogger, clicando na imagem e em seguida em PROPRIEDADES. 
Como vocĂȘ pode ver na imagem abaixo:





SEO Off-Page / Link Building


As técnicas citadas acima são conhecidas como técnicas On-Page de SEO, ou seja, técnicas que podem ser aplicadas na estrutura do post.Técnicas Off-Page, são estratégias de SEO fora do blog, como Link Buildind exemplo.

Link Building nada mais Ă© do que seu blog ser citado em outros sites. Isso mostra para o Google que seu blog tem relevĂąncia. 

Porém evite "trocar" ou pagar por link Building, o Google entende isso como trapaça e ao invés de ajudar, pode atrapalhar o rankeamento do seu site.

Esse assunto nĂŁo pĂĄra por aqui, porĂ©m deixarei os Ă­tens acima como dever de casa pra vocĂȘ, pois as outras tĂ©cnicas que trarei serĂŁo um pouquinho mais avançadas.

Mais uma vez, não se esqueça da importancia que o tråfego orgùnico tem no sucesso do eu trabalho com blog, aplique as técnicas que ensinei e continue estudando para aprender cada vez mais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

COMO MONETIZAR SEU BLOG SEM ADSENSE

> ACADEMIA PARA INFLUENCIADORAS

COMO GANHAR DINHEIRO NO NATAL COM BLOG

11 comentĂĄrios

  1. VocĂȘ trouxe Ăłtimas dicas e importante para os blogueiros, Ă© super importante seguir as dicas para que o blog fique nas pesquisas do Google, o seu post super detalhado, o trĂĄfego Ă© essencial para o blog, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, foi a primeira vez que vi um artigo explicando esse assunto de forma tĂŁo simplificada. Foi a primeira vez que entendi como usar o SEO no blogger. NĂŁo vejo a hora de aplicar!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu sempre achei SEO um pouco complicado, mas ao ler seu texto vi que nĂŁo Ă© tanto. Essas dicas ajudam muito 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa que bom que gostou!! Tentei facilitar o maximo!! Super beijo!

      Excluir
  4. Jå tenho acompanhado hå algum tempo as suas dicas, e graças a elas, tento melhorar o meu hoje também! Sou meio atrapalhada ainda em relação ao SEO, mas vou aprender aqui mais um pouco. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Um post super completo de SEO para blogger e blogspot.
    Eu uso wordpress e sempre tenho me atentado para isso. É muito importante mesmo.Post de grande utilidade para a blogosfera.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    muito boas suas dicas,acredita que eu não sei usar o SEO mais achei as suas explicaçÔes muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Amei suas dicas, algumas até costumo usar nas minhas postagens.
    Hoje aproveitei suas dicas para melhorar a descrição do meu blog.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir