Você já chegou em um restaurante e não havia cardápio na mesa? Apenas um código QR Code para acessar o menu online?
Nesse momento o mundo se divide em quem quase se levanta para ir embora e quem ama essa vibe tecnológica.
Apesar da tecnologia do código QR Code ter sido criada em 1994, somente de uns anos para cá que eles se popularizaram no dia a dia.
Os cardápios em QR code estão se tornando cada vez mais comuns e se você ainda não precisou apontar a câmera do seu celular para um, em breve você precisará.
Mas quais são as vantagens e desvantagens de usar essa tecnologia?
Vantagens do cardápio em QR Code
Quem nunca viu um cardápio rabiscado, porque o preço de alguma coisa mudou ou algum item não estava mais disponível?
Pois é, com a opção digital, isso é muito fácil de resolver. Alterar preço e adicionar ou remover ítens não é mais um problema.
Outra vantagem é a possibilidade de poder mostrar fotos de cada opção. Poder ver o que pedir antes de pedir é muito tentador. Afinal, a gente come primeiro com os olhos né?
O meio ambiente agradece. Afinal, menos papel!
Apesar de essas vantagens serem muito impactantes, é preciso pensar se realmente vale a pena ser radical e mudar completamente a opção que as pessoas tem de escolher o que vai consumir em seu estabelecimento.
Desvantagens do cardápio em QR Code
Pensar em desvantagens é pensar em como isso impacta na experiência da sua clientela.
- Todas as pessoas tem celular?
- Se tem celular, estariam conectadas a internet?
- Se não estão, você disponibiliza WiFi?
- É aberto ou a pessoa precisa de senha?
- Tem iluminação para que a pessoa não precise ligar o flash?
- E por aí vai...
Acessibilidade
Sim Deus, sou eu de novo falando sobre acessibilidade...
É impossível ignorar o fato de que NEM TODAS AS PESSOAS ESTÃO ADAPTADAS AO MUNDO DIGITAL.
Viver olhando para as telinhas pode ser a minha ou quem sabe a sua realidade, mas existem pessoas que não estão familiarizadas com essas tecnologias. E a primeira experiência da pessoa em seu estabelecimento será uma grande sequencia de frustrações.
Mesmo lidando com tecnologia todos os dias, eu pessoalmente não gosto de cardápios digitais, assim como a experiência de ler um livro pela tela, isso ainda é uma funcionalidade que eu preciso desbloquear no meu software mental 😄😄
Aqui vai uma dica bônus para quem veio até esse artigo para decidir se vai ou não implementar essa tecnologia no seu negócio:
Pense na responsividade do cardápio digital!
Isso quer dizer: o cardápio é adaptado a tela do celular ou é só a versão física que foi disponibilizada online?
"Mas Karen, isso faz diferença?"
Sim! E muita!
Um cardápio responsivo é feito para a tela do celular, isso inclui o tamanho das letras, cores, espaçamento e posicionamento das imagens. Essas coisas são MUITO IMPORTANTES para que as pessoas possam escolher o que vai consumir sem precisar ficar puxando zoom na tela e se perdendo durante o processo.
Eu espero, de coração, que esse texto tenha dado uma clearada nas suas ideias e te ajudado a decidir, ou pelo menos a fazer da maneira certa, sobre ter ou não a opção digital do seu cardápio.
Quer papear? Me chame no Instagram @karensamaral
Nenhum comentário