Cardápio em QR Code - Ter ou não?

Nenhum comentário

Você já chegou em um restaurante e não havia cardápio na mesa? Apenas um código QR Code para acessar o menu online?

Nesse momento o mundo se divide em quem quase se levanta para ir embora e quem ama essa vibe tecnológica.

Cardapio em QR Code

Apesar da tecnologia do código QR Code ter sido criada em 1994, somente de uns anos para cá que eles se popularizaram no dia a dia.

Os cardápios em QR code estão se tornando cada vez mais comuns e se você ainda não precisou apontar a câmera do seu celular para um, em breve você precisará. 

Mas quais são as vantagens e desvantagens de usar essa tecnologia?

Vantagens do cardápio em QR Code

Quem nunca viu um cardápio rabiscado, porque o preço de alguma coisa mudou ou algum item não estava mais disponível?

Pois é, com a opção digital, isso é muito fácil de resolver. Alterar preço e adicionar ou remover ítens não é mais um problema.

Outra vantagem é a possibilidade de poder mostrar fotos de cada opção. Poder ver o que pedir antes de pedir é muito tentador. Afinal, a gente come primeiro com os olhos né?

O meio ambiente agradece. Afinal, menos papel! 

Apesar de essas vantagens serem muito impactantes, é preciso pensar se realmente vale a pena ser radical e mudar completamente a opção que as pessoas tem de escolher o que vai consumir em seu estabelecimento.

Desvantagens do cardápio em QR Code

Pensar em desvantagens é pensar em como isso impacta na experiência da sua clientela. 

  • Todas as pessoas tem celular?
  • Se tem celular, estariam conectadas a internet?
  • Se não estão, você disponibiliza WiFi?
  • É aberto ou a pessoa precisa de senha?
  • Tem iluminação para que a pessoa não precise ligar o flash?
  • E por aí vai...

Acessibilidade

Sim Deus, sou eu de novo falando sobre acessibilidade...

É impossível ignorar o fato de que NEM TODAS AS PESSOAS ESTÃO ADAPTADAS AO MUNDO DIGITAL.


Viver olhando para as telinhas pode ser a minha ou quem sabe a sua realidade, mas existem pessoas que não estão familiarizadas com essas tecnologias. E a primeira experiência da pessoa em seu estabelecimento será uma grande sequencia de frustrações. 

Mesmo lidando com tecnologia todos os dias, eu pessoalmente não gosto de cardápios digitais, assim como a experiência de ler um livro pela tela, isso ainda é uma funcionalidade que eu preciso desbloquear no meu software mental 😄😄 

Aqui vai uma dica bônus para quem veio até esse artigo para decidir se vai ou não implementar essa tecnologia no seu negócio:

Pense na responsividade do cardápio digital!

Isso quer dizer: o cardápio é adaptado a tela do celular ou é só a versão física que foi disponibilizada online?

"Mas Karen, isso faz diferença?"

Sim! E muita!

Um cardápio responsivo é feito para a tela do celular, isso inclui o tamanho das letras, cores, espaçamento e posicionamento das imagens. Essas coisas são MUITO IMPORTANTES para que as pessoas possam escolher o que vai consumir sem precisar ficar puxando zoom na tela e se perdendo durante o processo.

Eu espero, de coração, que esse texto tenha dado uma clearada nas suas ideias e te ajudado a decidir, ou pelo menos a fazer da maneira certa, sobre ter ou não a opção digital do seu cardápio.

Quer papear? Me chame no Instagram @karensamaral




Nenhum comentário