Você não é todo mundo! Parece óbvio, mas você precisa ler sobre isso.

Nenhum comentário
Dizem que mãe tem sempre razão, e essa frase tão famosa no mundo materno é uma máxima que deve ser seguida tanto para profissionais do Marketing quanto de UX Design.

Foto da Rochelle com pau de macarrão


Mas onde eu quero chegar? 

Nossas experiências são a base que nos trouxeram até aqui, porém nossa vivência pode enviesar e muito na criação de conteúdo ou até mesmo na criação de um produto ou serviço. Quer um exemplo?

Em uma discussão com uma equipe de um projeto, surgiu o assunto de que não precisaríamos focar tanto no Facebook porque "quase ninguém usa!". 
O que? Como assim? Eu adoro o Facebook! 
Mas na vivência daquela pessoa o Facebook já havia morrido em paz. 

De acordo com a Isto É Dinheiro: "A base de usuários global do Facebook continua crescendo, com 1,84 bilhão de usuários ativos diários em todo o mundo. Os usuários ativos mensais foram de 2,8 bilhões"

Nesse contexto, imagina deixar de focar em uma rede social porque VOCÊ, alecrim dourado, quase não usa mais.


Onde eu quero chegar?

Quando estamos criando algo para outras pessoas, o máximo que podemos ter é empatia, tentar se colocar no lugar do outro e através de pesquisas e imersão naquele universo, tentar criar algo que sane as dores daquela persona. 

Atente-se ao fato de que eu falei "tentar se colocar no lugar do outro". Sim, tentar! Porque se colocar no lugar do outro é praticamente impossível, podemos pesquisar, imergir naquele universo, experimentar vivências momentâneas, mas só quem vive diariamente sabe os reflexos de cada dor ou necessidade em sua vida como um todo.

Então quando sua mãe dizia: "Você não é todo mundo!". Ela tava certa! Não baseie seu conteúdo e seus projetos em vieses pessoais, por mais óbvio que pareça, a gente acaba pecando por esquecer que a nossa realidade não é a mesma realidade que a do vizinho, mesmo que moremos na mesma rua.

Quem sou eu na fila do pão pra falar sobre design? Na verdade cheguei agora nesse rolê. Mas quando o assunto é Marketing eu já posso dizer estou por aqui desde que isso tudo era mato. (Exagerei? Acho que sim!)

Posso te convidar pra me acompanhar em outras redes sociais? É tudo @karensamaral 

Te vejo na próxima.

Nenhum comentário