O que é UX?
Antes de te falar sobre como aplicar conceitos de UX em seu negócio, vou esclarecer o que é e o por quê você deve começar a se familiarizar com esse conceito. Bora?
UX, em inglês User experience, significa EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, ou experiência da pessoa usuária.
Em outras palavras, UX é pensar na pessoa como o foco do produto ou serviço. É pensar em como facilitar a jornada, desde a comunicação até o pós venda.
Mas o que você ganha com isso?
Um produto ou serviço que é uma experiência fácil, positiva, fluida e acessível, não passará despercebido.
Ux está em tudo, ou pelo menos, deveria estar em tudo!
Ux vai muito além de telas e botões, tanto que a experiência da pessoa usuária não se inicia quando ela tem o primeiro contato com o seu produto ou serviço, ela se inicia na dor ou no desejo.
Como assim?
Quando você precisa de um eletrodoméstico novo, sua experiência começa a partir da sua necessidade e toda jornada que vem a seguir: pesquisa, atendimento, entrega, instalação, utilização, limpeza, manutenção, etc...
Experiencia do Usuário não é algo que se limita a produtos ou serviços digitais.
E se os setores de UX das empresas estão em constante expansão, desde start ups até multi-nacionais, por que você que obviamente almeja crescer o seu negócio ainda não aplica os princípios da experiência do usuário no seu dia a dia?
Como aplicar conceitos de UX no meu negócio?
Nós, como profissionais de UX, temos como missão facilitar a jornada do usuário.
Eu poderia fazer uma lista de coisas que cabem a nós como UX Designers, Writes, Researchs... mas o que eu fiz foi simplificar uma informação, não que você não tenha capacidade de entender coisas mais complexas, mas para tornar sua leitura mais flúida e direta.
Tenho certeza que caso queira se aprofundar no assunto, você irá fazer isso, inclusive posso indicar exelentes cursos e conteúdos gratuitos, mas aqui eu estou batendo um papo leve e descontraído sobre o tema.
E é assim que deve ser a jornada do seu cliente, leve, simples e flúida.
Como faço isso?
Uma prática de UX muito comum é desenhar a Jornada do Usuário. Ela nos dá clareza de todos os passos que o cliente/usuário dá quando ele está se relacionando com o produto. E você pode fazer isso no seu negócio.
Papel e caneta na mão e bora lá!
Como seu cliente te encontra?
Aqui você deve descrever todas as formas possíveis! Se você tem uma loja, descreva as possibilidades:
- Clientes chegam até mim pois a vitrine chamou atenção;
- Através de um anúncio (especifique esse anúncio: é uma placa? Um anúncio na internet;
- Por indicação.
E por aí vai, continue pensando e descrevendo as possibilidades.
Ter a visibilidade das portas de entrada de clientes é muito importante para identificar oportunidades.
Como entram em contato comigo?
É fácil entrar em contato com você? E te encontrar no Google e nas redes sociais, é fácil também? Como você está comunicando seu atendimento?
Leia também: Não dê o seu número de Whatsapp. Faça isso!
Como o cliente vê seu estoque/preço?
Aqui temos um ponto de atenção. É muito comum encontrarmos Instagram de lojas que escondem os preços, (valor no direct). Entenda que isso não é uma estratégia positiva e você pode perder vendas. Eu mesma deixo de comprar se preciso dar essa volta toda para saber o valor de um produto.
É possível comprar seu produto online? Como é feita a compra?
Você tem um restaurante ou lanchonete e usa cardápio em QR Code, você oferece internet para isso?
Pense sempre em como facilitar a jornada de escolha. Não queremos que a pessoa desista agora, tão perto não é mesmo?
Como faz o pagamento?
Vamos falar de grana! Como a pessoa faz o pagamento?
É possível pagar por pix? Ofereça o QR Code. A venda é online? PIX copia e cola!
Facilite ao máximo esse processo, chegamos muito longe pra morrer na praia.
No universo de UX existem muitos processos que podem ser aplicados em negócios, digitais ou não. Mas você não precisa ser especialista para pensar em como seus clientes se relacionam com seu negócio e como facilitar cada etapa do processo desde de como chegar até você, até o pós-venda.
Quer bater mais papo sobre isso? Pode me chamar no Instagram: @karensamaral
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