6 hábitos para transformar seu blog em seu trabalho

4 comentários
Se o seu blog ainda não paga seus boletos,  depois desse post a única coisa que vai separar você do seu sonho de viver do blog é sua força de vontade em colocar na prática o que vai ler aqui.

Banner em fundo rosa com o título do post

Ganhar dinheiro escrevendo sobre o que eu amo tem sido uma realidade na minha vida já há alguns anos. 
Mas não pense que sempre foi assim. Pra chegar até aqui eu ralei muito!

Quando eu comecei eu não fazia ideia do que estava fazendo, escrevia loucamente sobre qualquer assunto que eu achava legal, na minha cabeça resenha de barra cereal era algo super relevante. 

Mas errar faz parte da evolução, foi errando que eu aprendi vários jeitos de como não fazer certas coisas.
Você também vai errar muito, é claro que não com seu blog, afinal de contas você está aqui aprendendo o jeito certo de como ganhar dinheiro na internet blogando. E por falar nisso, vamos logo pro conteúdo?

6 hábitos para viver de blog


  • Frequência


Você precisa criar o hábito de escrever com frequência. Isso vai trazer vários benefícios para sua vida. 
A princípio você vai melhorar sua escrita, e eu não estou dizendo que você escreve errado. O que eu quero dizer é que nada é tão bom que não possa melhorar.

Seu blog precisa de conteúdo para se tornar relevante, tanto para o público, quanto para plataformas de buscas.

Mas qual é a frequência ideal?

pequeno vídeo em looping do ator jim carey digitando

A frequência ideal de posts no seu blog é aquela que você dá conta! 

Como assim?

Não adianta querer postar todos os dias e não ter conteúdo de QUALIDADE.
Mais vale um post incrível a cada 15 dias do que posts meia boca diariamente.

Então se programe, planejamento é tudo!

  • Qualidade

Lembra do que dissemos acima? Nada de post meia boca! 

Mas o que isso quer dizer?

Seus posts devem ser relevantes, conteúdo de valor fazem sua audiência querer voltar. Fora que quanto melhor seu conteúdo, mais seu blog aparece nas buscas do Google ou de outras plataformas. (Leia mais sobre esse assunto AQUI)

E por falar em Google, dê a ele o que ele gosta, nada de textinhos pequenos e sem planejamento estratégico (Introdução, desenvolvimento, conclusão, palavras-chave). Lembra do check list do post perfeito que eu postei lá no Insta? Use-o! (se não lembra ou não viu, te convido a ir lá conferir @karensamaral)

Mas o que torna um conteúdo relevante?

Um conteúdo relevante é aquele que sana a dor da sua audiência, seja ela qual for. 


  • Estudo


Não importa o quanto você já estudou, o aprendizado é eterno, isso vale para TUDO na vida. E quando o assunto é internet, as coisas mudam na velocidade da luz e acompanhar essas mudanças requer disciplina de estar sempre se atualizando.

E como fazer isso?

Acompanhe pessoas do seu nicho nas redes sociais, faça cursos, workshops, consuma vídeos de pessoas que são referência... enfim... cerque-se de fontes de informações e conteúdos relevantes ao seu trabalho.

  • Descanso


Afinal de contas, você não é uma máquina e cabeça cansada não produz com qualidade. 

Além do cansaço, outro fator prejudicial a qualidade do seu conteúdo é a saturação. 
Quem nunca se empolgou tanto com algo que chegou a passar horas, dias, semanas submergido naquele assunto, estudando, praticando, consumindo conteúdo... isso no começo é legal e empolgante, mas com o tempo satura.
E quando eu falo de saturar não estou falando que você vai deixar de gostar do assunto, quer um exemplo?

Pensa na sobremesa que você mais gosta? Agora imagina comer ela e somente ela do café da manhã até a noite todos os dias? Você não vai deixar de amar essa sobremesa, mas vai enjoar.


Então pare, descanse, veja filmes, séries, saia, veja uns stund ups... o descanso é uma poderosa ferramenta de reestart mental. 

E você pode se surpreender com insights incríveis que surgem do nada quando você não está hipnotizado pelo trabalho.

  • Networking


Já dizia o poeta, "é impossível ser feliz sozinho!" ou foi o tio do carro do ovo que disse isso? Enfim... o importante é que é real! 

Não encare pessoas que fazem o mesmo que você como concorrentes, faça amizades, entre em comunidades, crie conexões... por experiência própria eu posso dizer que se eu estou até hoje trabalhando com o que eu amo é porque fiz amigos nesse meio.

E se você não sabe por onde começar, que tal fazer parte da nossa comunidade no Facebook? Somos mais de 10 mil pessoas que tem o mesmo propósito, trocando idéias, tirando dúvidas, interagindo e ajudando uns aos outros. 
Acesse por AQUI.

  • Pensar fora da caixola


Num mundo onde tudo se copia, ter o seu diferencial é o que vai te destacar. Seja autêntico(a) e pra fazer isso você precisa unir seus conhecimentos a sua personalidade. 

Entenda que VOCÊ NÃO VAI AGRADAR TODO MUNDO. Se desde já você aceitar essa realidade, menos você vai sofrer com os famigerados HATERS (pessoas infelizes que têm prazer em fazer outras pessoas infelizes também)

E não se iluda achando que comentários negativos virão apanas de desconhecidos, já vi muita gente talentosa desistir da internet por não ter tido estrutura emocional para lidar com comentários maldosos de pessoas próximas. 

Então prepare-se! O quanto antes você entender que nem todos torcem por você, melhor! 
E eu não estou aqui pra te desmotivar, muito pelo contrário: eu torço que você venha me contar que seu blog já está pagando seus boletos em breve. 

Eu só estou tentando te preparar para o mundo real! Tem que ter coragem para ser quem realmente somos em uma época onde todos se plagiam.

Mas posso te falar uma coisa? Vale a pena DEMAIS!

Bom, é isso por hoje, espero que você tenha curtido, criei esse artigo com muito carinho pensando no seu sucesso.



4 comentários

  1. Karen, 😍amei a postagem!!
    E eu que achava que precisava postar pelo menos 2x por semana para o tio Google gostar de mim 🤭🤦🏻‍♀️!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabia, vc não imagina o quanto é prazeroso saber que vc gostou, realmente esse artigo é especial.
      Sobre a frequencia, como eu disse no artigo, desde que o post seja valioso, faça no seu tempo, só não pare! Antes ter direção do que velocidade né? Beijos!

      Excluir
  2. Muito bom o conteúdo, clareou bastante...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Silvânia, obrigada por comentar é muito importante! Fico imensamente feliz que tenha gostado do conteúdo viu! Beijos.

      Excluir