Mudança de Nicho - O que fazer?

4 comentários

Como já dizia Raul: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante!

Quem nunca mudou o rumo das suas idéias na vida que atire a primeira pedra. Somos seres humanos e isso é completamente comum. Mas e se você constrói toda uma estrutura, seja digital ou física e de repente descobre que não é mais aquilo que faz seus olhos brilharem, que você quer mudar de nicho. O que fazer nesses casos?


Primeiramente, você precisa tirar um tempo pra saber se é realmente isso que quer. Em geral somos passionais e quando o assunto é sério precisamos agir com o cérebro e não com o coração.

Mudar é bom e é necessário, mas não dá pra ficar pulando de galho em galho.
Mas se você já decidiu que é isso que você quer vou jogar a verdade na sua cara:

Quando o assunto é mudar de nicho você tem duas opções: começar do zero ou manter as suas redes atuais e perder seguidores, MUITO SEGUIDORES.

Eu sou prova viva da mudança de nicho, eu tinha 17k seguidores no Instagram de beleza quando virei a casaca e decidi falar sobre Marketing Digital. Fiz a transição completamente consciente de que uma grande parcela do meu público ia me abandonar (a dramática).
Hoje (agosto de 2020) eu tenho 13k de seguidores no Instagram, 5 mil seguidores a menos, tem noção? 

Toda semana mais de 50 pessoas me seguem no Instagram, porem o número de pessoas que vão embora é muito maior.

E por que isso acontece?

Porque ninguém é obrigado a continuar seguindo uma pessoa que fala de algo que não a interessa.


Muitos vão ficar, e por esses que eu sabia que iam ficar que eu optei por manter a minha conta no Instagram. Mas de toda a minha estrutura, as únicas coisas que mantive foram o Instagram e o canal do Youtube. Blog e Fan Page eu criei novas.

Muitas vezes começar tudo do zero pode não ser algo ruim, geralmente as redes sociais dão uma boa impulsionada orgânica nas novas contas e você pode usar isso a seu favor.

De qualquer forma, caso você decida manter as suas redes, tenha em mente que você está começando algo novo, você pode não está começando do zero, mas pense como se fosse.

Mas como saber se eu devo começar do zero ou manter as redes atuais?

Primeiramente, se os temas são extremamente opostos você deve pensar seriamente em começar algo novo. Caso contrário você pode introduzir seu novo conteúdo nas suas redes atuais.

Apagar ou não os conteúdos antigos?

Particularmente eu não gosto de apagar conteúdo, principalmente os que deram trabalho, no Instagram, muita coisa eu arquivei, muita coisa eu mantive. Afinal de contas, conteúdos bem engajados ajudam a dar relevância ao perfil.

Já no quesito blog ou site, é bom começar do zero, pois quando o assunto é SEO o melhor é você estar bem na fita e misturar palavras-chave não é uma boa estratégia.


Vantagens de manter as redes atuais:

  • Você não vai começar do zero, ou seja, não vai falar pras moscas no começo, sabemos que esse iniciozinho é um pouco frustrante.
  • Uma rede com mais seguidores passa mais autoridade, apesar de sabermos que números não dizem nada sobre a credibilidade de alguém.
  • Não perder funcionalidades, como o "ARRASTA PRA CIMA" dos stories do Instagram.
  • Muitos seguidores que te acompanham podem vir a gostar do seu novo conteúdo e continuar firmes e fortes te fazendo companhia nas redes.
  • Se você sempre fez um bom trabalho, baseado em verdade, você vai ter a confiança de quem já te acompanha, CREDIBILIDADE É TUDO!

Desvantagens de manter as redes

  • Perder seguidores

Pra quem ia começar do zero perder seguidores pode não ser tão ruim não é? Falando sobre a minha experiência a única coisa que me frustra é a galera não ir embora tudo de uma vez, perder seguidores de forma gradativa as vezes é estressante.

  • Duvidarem da sua credibilidade

"Essa pessoa não se decide!"
"Uma hora ta falando de x outra hora de Y"

Deu pra perceber que, independente da sua escolha, vão falar, vão criticar, vão julgar, porém entenda que NÃO DA PRA AGRADAR TODO MUNDO.

Se o seu coração pulsa por algo, vá atrás dos seus sonhos. Absorva apenas críticas construtivas, porque falar até papagaio fala, quero ver pagar seus boletos.

Quer ter um contato direto comigo? Me chama lá no Instagram: @karensamaral

4 comentários